13 de fevereiro de 2015

Listas: 30 filmes inesquecíveis para indicar

Baseada em algumas opiniões sobre qualidade + gosto pessoal + algo que me tocou, portanto essa é uma listinha minha de indicações apenas, se você estiver procurando algo para assistir e caiu aqui :)

1979 - Alien - o oitavo passageiro (Ridley Scott)
Gosto de todos os Aliens (menos os com o Predador, porque né), coloquei o primeiro aqui porque é o começo dessa maravilha.


1984 - Academia de Polícia 1 (Hugh Wilson)
À uns dois anos atrás tive a oportunidade de rever todos os Loucademia de Polícia e realmente, o único que presta hoje em dia é o primeiro (e ele é um pouco mais adulto do que as continuações também). Meu gosto por esse filme obviamente vem das milhões de Sessões da Tarde dos anos 90, bons tempos.

 

1991 - O Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme)
Gosto tanto de qualquer filme com o Hannibal que sempre que passa paro para ver, ele é meu personagem psicopata favorito, por isso coloco aqui o melhor filme (de longe) da franquia (e o único que realmente dá medo).


1991 - A Bela e a Fera (Disney)
Poderia citar vários outros da Disney, mas coloco A Bela e a Fera porque era meu filme mais assistido quando criança, alugava tanto (aliás, não sei porque pessoal aqui não comprou) que havia decorado muitas falas e todas as músicas em português, uma loucura. :)


1991 - Que droga de vida ou Life Stinks (Mel Brooks, apesar de não conseguir escolher 1 só)
Assisti muito filme do Mel Brooks nos Corujões da Globo e me sinto abençoada por ela ter passado tanto dele em canal aberto viu, até hoje esse homem tem um lugarzinho no meu coração.

1992 - Cães de Aluguel (Quentin Tarantino)
Meu favorito do Tarantino, assisti apenas uma vez mas foi o que mais me impressionou em termos de roteiro.

1994 - O Máscara (Chuck Russell
Jim Carrey como Máscara consigo assistir um milhão de vezes (até hoje) e não enjoar.

1994 - Forrest Gump (Robert Zemeckis)
Um filme pesado que fica leve, bem leve, e me divertiu horrores quando assisti. Estórias originais assim são difíceis de encontrar.

1994 - O Rei Leão (Disney)
O segundo filme do coração de infância.

1998 - O Resgate do Soldado Ryan (Steven Spielberg)
Não sei porque, mas quando estreou assisti muitas e muitas vezes, até hoje não sei porque (viciante para essa mente doentia aqui).

1999 - Sexto Sentido (M. Night Shyamalan)
Sem dúvida o melhor filme de suspense que já assisti. Nem O Iluminado bate na minha modesta e pessoal opinião.

1999 - The Matrix (Irmãos Wachowski)
Teorias e teorias à parte, Matrix é um filme muito importante para as gerações que conseguem achar divertido metáfora com o começo do meio digital em nossas vidas (particularmente importante para a minha geração). Para uma fã de Ghost in the Shell, Matrix é um prato cheíssimo.

2000 - Psicopata Americano (Mary Harron)
Obrigada Corujão da Globo por ter me apresentado esse filme sensacional, uma homenagem aos trashes de terror com o queridíssimo Christian Bale na melhor atuação de sua carreira.

2001 - O Fabuloso Destino de Amélie Poulan (Jean-Pierre Jeunet)
Ai esse aqui é um grande sorriso para o mundo, apenas isso :). Aqueles filmes para ficar bem e achar que o mundo tem jeito.

2001, 2002, 2003 - Senhor dos Anéis (trilogia) (Peter Jackson)
Acho que foi a trilogia que mais assisti na vida, Senhor dos Anéis me acompanha a mais de 10 anos e sempre será revisitado, sempre.

2001 - Viagem de Chihiro (GHIBLI)
Meu preferido do Estúdio GHIBLI, estória, personagens, mitologia e criação de mundo, tudo perfeito.

2003 - Simplesmente Amor (Richard Curtis)
Outro para achar que o mundo tem jeito, pode parecer uma comédia romântica boba, mas você se surpreende com as estórias palpáveis dos mil personagens que se cruzam ou não e a incrível delicadeza de como elas ganham desfecho, com um toque gostoso de humor.

2004 - Má Educação (Almodóvar)
Almodóvar nunca é tão fácil quanto parece, e esse foi o primeiro dele que assisti (ainda meu preferido).

2004 - Encontros e Desencontros (Sofia Coppola)
Esse filme tem uma estranheza gigante mas de alguma forma me atrai muito. Indico também o making of, que é praticamente um Encontro e Desencontros 2 (já que a Sofia passa pelos muitos problemas de comunicação do Bill Murray na estória).

2005 - Obrigado por Fumar (Jason Reitman)
Essa estória é seeeeeeensacional e foi onde conheci o queridíssimo Aaron Eckhart.

2005 - Orgulho e Preconceito (Joe Wright)
Única atuação decente de Keira Knightley, não sou muito de romances mas esse título é absurdo, com certeza é um dos filmes que mais vi na vida (e li também).

2005 - V de Vingança (James McTeigue)
Muita gente critica pela adaptação diferente dos quadrinhos mas isso não tira o mérito desse filme que inspira e fala muitas, muitas verdades. Também vejo sempre que passa.

2006 - Fonte da Vida (Darren Aronofsky)
É mais difícil de explicar do que sentir, a fotografia é impressionante e o roteiro dá margem para algumas interpretações, todas que acrescentam muito de alguma forma em nossas vidas.

 2006 - Pequena Miss Sunshine (Jonathan Dayton e Valerie Faris)
A primeira vez em que vi Steve Carell aqui, em um papel dramático, e fico muito feliz por isso. Apesar de todos os pequenos universos mundanos de cada personagem, essa é uma estória espetacular :).

2008 - The Dark Knight - (Christopher Nolan)
Olha, fazia tempo que não ficava tão absorvida e tensa em um filme como neste, também assisto sempre que passa, é uma obra-prima.

2008 - Queime depois de ler (Irmãos Wachowski)
Você precisa ter alguns requisitos para gostar desse, ser idiota e completamente non-sense hahaha. O que basicamente sou, então realmente sempre passo mau quando vejo esse filme profundo sobre nada.

2008 - Wall-e (Pixar)
Junto com Up! é a melhor animação+roteiro da Pixar, muito amor por favor

2009 - Up: Altas Aventuras (Pixar)
Drama+aventura+comédia+drama = rir chorar rir chorar rir chorar. Lindo.

2010 - Cisne Negro (Darren Aronofsky)
Acho que coloquei esse aqui porque estava ouvindo uma biografia do Aronofsky e deu uma vontade imensa de revê-lo. Um filme para não desgrudar os olhos um minuto da tela, é impressionante. (já fiz um post sobre ele aqui).

2010 - O Discurso do Rei (Tom Hooper)
Aai, comprei até o blu-ray, Discurso do Rei é uma feliz surpresa de uma estória aparentemente normal. Os toques de interpretação e humor mudam completamente esse filme que poderia ser apenas histórico.

2011 - A Invenção de Hugo Cabret (Martin Scorcese)
Outra feliz surpresa, fui assistir sem nenhuma espectativa e sai com um dos melhores e mais inspiradores finais da minha vida :).

2013 - ELA (Spike Jonze)
Finalmente o último, esse filme é aparentemente triste para quem viu a sinopse, mas nossa, não consigo nem descrever o quanto é lindo. Lindo, lindo, lindo.
Delicadeza é a palavra.

Bom, é isso, listinhas e listinhas (farei mais!). Se alguém quiser fazer a sua depois envie para mim também, gosto de saber dos gostos alheios :). Beijos Beijos Beijos.

Sem comentários: