8 de setembro de 2014

Desafio sem maquiagem (ou não)

Acho interessante entrar nisso para fazer um momento desabafo.
Estava lendo sobre o que o desafio propõe e achei interessante, mas nem tanto.
estamos vivendo uma ditadura da beleza, talvez. Ditadura da maquiagem? Não.

Ditadura da beleza no Brasil para mim tem a ver com ditadura do peso (você está no seu peso mas tem que perder 10 quilos, é mais magra que o padrão e as pessoas acham que é anoréxica, essas coisas), do esteriótipo (quem usa saia curta é puta, quem usa rosa e babado é criança, quem tem tatuagem não é confiável, etc etc etc).

Não adianta fazer o desafio hoje e amanhã falar que fulana tem um nariz grande então é feia ou então chamar a outra de gorda porque não tem a constituição de uma modelo. Esse desafio tem a ver com aceitação, e pessoas que falam da aparência dos outros sem motivo é porque jogam suas frustrações no alheio, não se aceitam. (ou porque estão bravos por qualquer outro motivo com essa pessoa e escolhem essa desculpa para falar mau).

Maquiagem para mim tem a ver com vaidade, e ela pode ser boa ou ruim se for mal dosada, como qualquer outra coisa no mundo. A parte boa é que aumenta a auto estima tornando a pessoa mais bonita, ela se sente melhor para si e para o mundo.
A parte ruim é você ficar dependente dela para se apresentar ao mundo, "a máscara se torna real", a pessoa se esconde atrás da maquiagem e cria sua identidade encima disso, o que torna sua auto estima menor ao invés de maior.


Na minha opinião saindo pelas ruas acho que os casos da opção 2 são ainda muito poucos, a maioria do pessoal não usa nada mesmo e ocorre justamente o contrário, quando você se produz um pouco em dia comum as pessoas acham estranho e olham até. Precisamos incluir mais essa maquiagem "do bem" no dia a dia, custa se arrumar 1% para se sentir feminina e bem? acho que não. Não se obrigue a fazer nada que não sentir confortável, mas experimente antes de tirar conclusões, por que não? Quando me sinto bem arrumo cabelo, maquiagem e tudo mais com capricho e carinho, em dias ruins as coisas degringolam. Esse é só um exemplo de como maquiagem pode refletir coisas boas e humor.

Estou falando para os adultos, crianças e adolescentes aí não né gente, aproveitem a juventude porque a pele ajuda :). (Na minha adolescência passava no máximo um corretivo para olheiras e lápis no olho. Também passava o creme pós-banho para domar os cachos, mas só).

Eu entendo que o facebook já deu um pouco no saco e povo pesa a mão nos selfies, vende uma imagem e que não é real. Mas então a campanha não é beem maquiagem mas como interagir com redes sociais, certo?

E outra, já que estamos falando de ditadura de beleza, como seria uma versão masculina?
(eu sugeriria todo mundo que faz avatar sem camisa com óculos escuros colocasse uma camisa, que taaal? Ai que sonho, sonho sonho meu)

Bom, é isso, usei o desafio para expressar o que sinto em relação à isso, espero ter sido útil a alguém. beijos e beijos.

Sem comentários: