11 de fevereiro de 2011

Black Swan / Cisne Negro


Só leia esse post se você já viu o filme


Pontos que eu gostaria de comentar sobre o filme que para mim fizeram alguma diferença ou tocaram. É claro, cada um é seu próprio crítico e pode fazer o tipo de análise que melhor convir. A minha possui duas partes.


Enfoque criativo.
Uma das coisas que mais me atrai no filme. Na arte, música, literatura, teatro, dança, para produzir algo realmente espetacular é necessário conhecimento sobre o assunto abordado. Mas não é aquele em que você só dá uma olhadinha e pronto, para uma obra, interpretação convincente, quanto mais visceral melhor. Viver na pele, sentir, vivenciar uma experiência para poder reproduzi-la depois no seu meio final (música, dança, arte, ...), filmes em que isso é apresentado e a personagem realmente mergulha com tudo nesse tipo de experiência me atraem e muito.



Aspecto psicológico.
A personagem possui algum distúrbio psicológico (esquizofrenia? Quem sou eu para diagnosticar?) então os aspectos são levados até as últimas conseqüências. Não é todo mundo (espero) que possui essa realidade, mas em termos gerais esses dois lados da personalidade (talvez não tão demarcados) fazem parte da essência humana. Eu obviamente os tenho também e na verdade sempre penso muito sobre eles.

Não existe perfeição da forma como nos foi estabelecida , de uma forma ou de outra vão haver falhas/rachaduras e não cabe a ninguém tentar consertá-las, mas sim se adaptar a elas/admiti-las. Da mesma forma como julgar pelas aparências é muito simples, pois nunca se sabe os fantasmas que uma pessoa tem. Acredito que o ideal mesmo é tentar achar um equilíbrio entre os diversos lados dessa personalidade, não pender completamente para um só (o que é sempre o mais difícil).

Fiquei pensando sobre essas coisas durante o filme, e eu não sei vocês, mas fiquei feliz quando o cisne negro finalmente veio à tona (eu sei que depois disso ela surta, mas é filme né, de mentira dá para torcer para essas coisas acontecerem).

No mais.
Eu queria que fossem mostradas mais cenas do balé mesmo, achei pouco.
Não tive medo no filme, ouvi algumas pessoas dizendo que tiveram, mas eu não (só um pouco de aflição da menina tirando a pelinha da unha só).
Também ouvi que poderiam haver várias interpretações da estória, do que é real ou não, mas para mim até que é bastante linear, talvez se não fosse mostrado de forma tão clara que a personagem tem problema psicológico haveriam mais dúvidas.

Esse foi o meu ponto de vista do filme, e o comentário final que fica é

MAGNIFIQUE!!
.

4 comentários:

Mônica disse...

eu achei mo lokão esse filmí 8D uhehehehe xD
adorei a parte do cisní negú morfado ^3^ e a parte la das miiiiiniiiiinas uhehehehe bobagi ne xD

mais confesso q fikei com dozinha da mina loka d pedra uheheheh xD

e a mina q faz a "bisca" belissima é a dubladora da Meg do Family Guy 8D
eu e minhas curiosidades inúteis ne uhehehehehe VIXI XD

=*******

Cláudia disse...

nossa, um F5 só e já tem um comentário seu? ahahahahahahahhahaha
ah Mônica, que bobagem, eu já sei o que vc gostou desse filme AHAHAHAAH, relaxa.

Mandy Carol disse...

Realmente Magnífico!
Acho que o legal do filme foi não ter medo, de abordar o tema, das cenas e claro de se entregar ao filme. A Natalie se esforçou, ensaiou e incorporou e amo atores que se dedicam tanto a ponto de ser confundidos com personagens.
Também não tive medo, acho que porque minha amiga exagerou demais nas partes "tensas" e esperava aquela coisa OMG! e nem foi, mas nem por isso dimínuiu sua grandiosidade.
Concordo que também queria mais balé, acho lindo e deveriam ser mais exploradas.
Vamos ver os frutos desse filme no Oscar.

*Comentando no seu blog após um longo tempo - comentei pouquinho, rsrs!
Te acho linda e fofa *puxa-saco!
Beijos!

Cláudia disse...

Brigada Mandy! a fofa aqui é vc por escrever isso ♥ Eu também achei a Natalie maravilhosa nesse filme, com certeza ele tem um lugar no meu coração ♫ Beijos!